Auditoria financeira: Um diagnóstico obrigatório

A Auditoria Interna é um método de análise que busca verificar as atividades da empresa que possuem impacto direto no caixa, sados de investimentos e aplicações da empresa através de uma análise de sua tesouraria (fluxo de caixa, conta a pagar e contas a receber).

Para que serve


A Auditoria financeira busca garantir que as finanças do negócio estão saudáveis, que estão devidamente registradas no sistema interno (ERP) e contabilidade, que são íntegros e representam todas as transações realizadas pela Empresa. Além disso, a auditoria financeira é um excelente instrumento no combate a fraudes, desvios e furtos que podem ser cometidos internamente por colaboradores e até mesmo diretores e sócios. Ela evita desvios e furtos que podem vir a ocorrer no dia a dia da empresa, ou, ainda, por falhas simples e inconscientes nos procedimentos.

Quando fazer?


A auditoria financeira pode ser realizada quando existe a nomeação de novos diretores na Empresa e surge a necessidade de se avaliar se os registros financeiros históricos foram devidamente realizados conforme as melhores práticas de gestão. Pode ser realizada também quando ocorre o encerramento de um projeto ou a realização de um novo pedido de cliente. O processo pode também ser implantado com uma periodicidade semestral ou anual afim de garantir o correto cumprimento das políticas vigentes.

Quais as etapas de uma Auditoria Financeira?


Cada trabalho possui determinada característica então, cada cliente deve ser analisado de modo separado, contudo, alguns aspectos gerais devem ser observados afim de garantir o melhor resultado:

  • Mapeamento dos principais processos; 
  • Levantamento dos principais riscos envolvidos;
  • Obtenção do banco de dados que será analisado;
  • Identificação dos controles internos que serão submetidos a testes;
  • Seleção criteriosa e técnica dos componentes que serão testados;

Análise dos resultados com planos de ação de melhoria e correção

Compartilhe este conteúdo:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook