Downloads

LMDM Divulga o Ranking de Rentabilidade das Distribuidoras de Energia – 2020

É com muito orgulho que a LMDM Consultoria Empresarial publica aos seus leitores o “Estudo dos Indicadores Financeiros das Distribuidoras de Energia Elétrica 2020”.

Este estudo tem por finalidade analisar o desempenho das maiores empresas de distribuição de energia elétrica do território nacional, utilizando para tanto dois principais indicadores: Índice LMDM de Energia Elétrica; EVA – Economic Value Added (Valor Econômico Adicionado).

O trabalho foi produzido por um corpo técnico altamente qualificado da LMDM Consulting, composta por especialistas em economia, engenharia e contabilidade.

Análise dos novos critérios de sustentabilidade econômico-financeiros propostos no Termo Aditivo ao contrato das distribuidoras

A partir da Audiência Pública 038/2015, na qual foi disponibilizada a Nota Técnica N°175/2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) propõe a implementação de medidas para promover a sustentabilidade econômico-financeira e governança corporativa das concessionárias de distribuição de energia elétrica do país. O sócio de gestão de riscos da LMDM, Carlos Lebelein, aborda o tema e analisa o impacto destas novas medidas.

LMDM Divulga o Ranking de Rentabilidade das Distribuidoras de Energia – 2019

Pelo quarto ano consecutivo a LMDM publica o Ranking rentabilidade das 21 maiores distribuidoras de energia elétrica do país.

LMDM Divulga Ranking de Rentabilidade das Distribuidoras de Energia – 2018

Pelo terceiro ano consecutivo a LMDM publica o Ranking rentabilidade das 21 maiores distribuidoras de energia elétrica do país.

Do ponto de vista ambiental, é interessante o crescimento da Geração Fotovoltaica via MGD experimentado pelo Brasil nos últimos anos?

Do ponto de vista de emissões de GEE e efeitos diversos nos demais sistemas ambientais e de saúde humana e frente à atual composição da matriz de geração de energia elétrica no Brasil (onde a geração hidrelétrica de grande porte é predominante), a expansão da fonte fotovoltaica via MGD é opção interessante?

Ranking e Análise da Rentabilidade das Distribuidoras de Energia Elétrica do País – 2017

Dando continuidade ao estudo iniciado em 2016 (referente aos 3 anos anteriores), a LMDM Consultoria realizou análise da rentabilidade econômico-financeira das distribuidoras de energia, comparando indicadores econômico-financeiros chave com a rentabilidade teórica da ANEEL, o WACC, e classificando as empresas com base na performance desses indicadores. O estudo foi englobou os anos 2014,2015 e 2016.

Crescimento da Mini e Microgeração Fotovoltaica Distribuída no Brasil em 2016: Análise econômica da oportunidade perdida através da matriz insumo produto

Qual seria o impacto na economia brasileira dado que a demanda projetada de micro e minigeração fotovoltaica para 2016 conforme projeção da ANEEL fosse atendida 100% pela indústria brasileira?

Orçamento de Obras e Cálculo de BDI

Apresentação sobre técnicas de orçamentação de obras públicas e privadas e o cálculo de BDI e suas particularidades.

Ranking e Análise da Rentabilidade das Distribuidoras de Energia Elétrica do País – 2016

Complementando o estudo de Eficiência Financeira e Potencial Regulatório das concessionárias de distribuição de energia elétrica. A LMDM Consultoria realizou uma análise da rentabilidade econômico-financeira das distribuidoras de energia, comparando indicadores econômico-financeiros chave com a rentabilidade teórica da ANEEL, o WACC, e classificando as empresas com base na performance desses indicadores.

Eficiência Financeira e Potencial Regulatório das distribuidoras de energia elétrica

Este estudo demonstra diversos dados contábeis e regulatórios das 20 maiores distribuidoras de energia do país, demonstrando aquelas que se destacam em diferentes indicadores e elaborando um ranking com aquelas que apresentam os melhores resultados e o maior potencial para resultados futuros.

Estudo de Rentabilidade das Concessões de Geração Após MP579

Neste estudo, demonstramos a evolução da rentabilidade das geradoras de energia elétrica antes e após a Medida Provisória 579/2012, demonstrando o efeito verificado nas empresas que optaram pela renovação e nas que optaram pela não-renovação.

MP 579: Lições Aprendidas e Propostas para o Futuro

Artigo apresentado pela LMDM no XVIII Seminário de Planejamento Econômico-Financeiro do Setor Elétrico – SEPEF da Fundação COGE, em 28 de Outubro de 2015, pelo sócio de regulação econômica da consultoria – Diogo Mac Cord de Faria.

Informativo – Leilão 12/2015 (Usinas Cotistas)

Eis que chegou o dia de vencimento dos contratos das usinas que não quiseram antecipar a renovação em 2012. No próximo dia 06 de novembro, 3,2 GW médios (6% do total de todo o país) serão licitados. A diferença para a situação de 2012 é que, desta vez, não tem mais a Eletrobras para assumir o problema: ou os investidores privados ajudam, ou não tem conversa. Isso porque a estatal já está endividada o suficiente, e assumir mais um parque deste tamanho poderia ser o tiro de misericórdia na empresa. Além disso, o governo precisa de dinheiro (e quer vender a outorga, que é o direito de exploração, destas usinas). Veio a MP 688, como veio a MP 579: de surpresa, sem conversa e com uma proposta original muito ruim. Felizmente, a ANEEL parou para ouvir o mercado – e importantes alterações foram feitas para o leilão.

As empresas estaduais devem ser reguladas da mesma forma que as novas concessões privadas de saneamento?

O processo de revisão tarifária em empresas de saneamento básico precisa observar, obrigatoriamente, se houve ou não licitação concorrencial quando da concessão do serviço – sob pena de inviabilizar todo o modelo originalmente proposto, penalizando a concessionária ou o consumidor. Este estudo demonstrará quais são as características que precisarão ser consideradas na formatação da tarifa, e como elas variam de acordo com a

Regulação dos Estoques Finitos: Transformando recursos minerais em recursos intelectuais

Este artigo, escrito para o IEE/USP, apresenta uma opção para mitigar o impacto que a geração atual deixará para a geração futura, sob a ótica da constante redução dos estoques minerais finitos, propondo que seja deixado um legado intelectual suficientemente robusto para que as próximas gerações possam atingir seus objetivos produtivos e energéticos. Esta discussão torna-se especialmente importante na discussão do novo código de mineração, bem como em uma eventual revisão das regras referentes aos royalties do petróleo.

Apresentações dos Palestrantes Encontro Brasileiro de Regulação do Setor Elétrico 2015

Link para Download das Apresentações do II EBRSE realizado nos dias 7 e 8 de Abril de 2015 em São Paulo:

A Transformação das Redes de Distribuição de Energia Aéreas em Subterrâneas

Estudo que objetiva avaliar a viabilidade de implementação do Projeto de Lei do Senado para incluir a obrigatoriedade de as concessionárias e permissionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica substituírem redes aéreas de distribuição de energia por redes subterrâneas em cidades com mais de 100 mil habitantes.

Tarifas de Saneamento

Entenda melhor o que é regulação tarifária e o histórico da tarifa de saneamento

Economia com o Smart Grid – Brasil Energia – Junho/2013

Modernização da rede de distribuição pode ser um bom caminho para manter resultados positivos e reduzir custos operacionais.

Caderno Tarifário 2 – Reajuste e Revisão Tarifária

Entenda melhor a diferença entre os conceitos de Reajuste Tarifário e de Revisão Tarifária.

Caderno Tarifário 5 – A Estratégia com Foco na Revisão Tarifária

Caderno Tarifário 3 – O Impacto Tarifário do Smart Grid

A aplicação do Smart Grid em distribuidoras de energia aumenta ou reduz a tarifa, e em quanto?

Caderno Tarifário 1 – As Tarifas de Energia

Entenda melhor o que é regulação tarifária e o histórico da tarifa de energia no Brasil

Caderno Tarifário 4 – A MP579

Diagnóstico da metodologia utilizada na renovação de concessões de geração e transmissão de energia no Brasil.

Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE

Apresentação sobre o Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico e suas particularidades.

Caderno Tarifário 2 – Reajuste e Revisão Tarifária

Entenda melhor a diferença entre os conceitos de Reajuste Tarifário e de Revisão Tarifária.

Auditoria, Riscos & Governança