O que é consultoria tributária?

Você sabe o que é consultoria tributária e como ela pode ajudar a sua empresa?

Todos nós sabemos que a legislação tributária e trabalhista é muito complexa. Se o empresário desconhecer os procedimentos legais, pode acabar pagando mais impostos do que deveria, e assim prejudicar o seu fluxo de caixa e reduzir drasticamente os lucros.

É exatamente para isso que serve a consultoria tributária: ela auxilia as empresas a reduzir esse custo que não lhes é devido, favorecendo o desenvolvimento do negócio. Vamos entender melhor como isso funciona.

O que é a consultoria tributária?

A Consultoria Tributária serve para regularizar o pagamento dos tributos devidos e, assim, reduzir o custo tributário. Como consequência, ocorre a melhora do fluxo de caixa da empresa, além de regularizar sua situação fiscal, evitando surpresas desagradáveis.

O consultor tributário é responsável por analisar os processos referentes às questões fiscais e acompanhar mudanças na legislação tributária, em busca de identificar falhas no procedimento seguido pela empresa e alinhá-la de acordo com os direitos do ramo de seu negócio.

Dessa forma, há a possibilidade de identificar oportunidades para a redução legal de taxas e pagamento de impostos, o que resulta no aumento dos lucros da empresa.

Quais são as atividades da consultoria tributária?

  • entender o funcionamento das operações;
  • identificar riscos e oportunidades;
  • apresentar ações mais rentáveis;
  • manter a empresa em conformidade com o fisco.

Como funciona a consultoria tributária?

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e burocráticos do mundo. Suas operações de débito e crédito tributário e legislações sofrem constantes modificações, atingindo diretamente a rentabilidade das empresas. Assim, torna-se difícil para elas se manter atualizadas sem uma ajuda especializada.

A consultoria tributária é realizada por profissionais da contabilidade especializados em assuntos tributários. Eles são capazes de auxiliar a empresa a encontrar alternativas para cumprir todas as exigências, envolvendo o menor custo possível.

Ao contar com as informações mais certeiras, o empresário tem maior confiabilidade para a tomada de decisão, sabendo que os rumos do negócio serão influenciados com a redução do risco de inconformidades fiscais.

Cada empresa tem uma realidade diferente, inclusive dentro de um mesmo ramo. Por isso, o consultor conhece a fundo todas as leis e regras, a fim de adaptar de acordo com a necessidade do cliente.

Na busca pelo melhor resultado, o consultor deve analisar cada uma das obrigações tributárias da empresa, verificar o recolhimento de tributos diretos e indiretos e otimizar o recolhimento dos impostos, eliminando pagamentos indevidos e assegurando que todas as exigências serão cumpridas de acordo com a legislação.

Ou seja, o profissional trabalha como um especialista externo da empresa. Ele é capaz de analisar as operações realizadas pela atividade empresarial, dados financeiros, fiscais e contábeis e identificar de forma estratégica os tributos que podem influenciar nessa atividade.

Dessa forma, a empresa que opta pelo auxílio de uma consultoria tributária previne problemas fiscais, de ordem financeira, ou possíveis autuações e pagamentos de tributos indevidos.

Conforme pudemos concluir, a consultoria tributária oferece benefícios para todos os tipos de empresa, inclusive as pequenas, que podem gerar lucro maior se economizarem no pagamento de seus tributos.

Essa é a missão do consultor tributário: identificar o enquadramento tributário adequado, proporcionando conformidade com o fisco, e adequar os custos tributários ao que é de fato devido ao seu cliente.

Assim, concluímos que a consultoria tributária é um serviço essencial para todos os negócios, de todos os tipos e tamanhos. Sem o apoio profissional, o empresário pode acabar por pagar mais impostos do que lhe é devido e, assim, prejudicar o desenvolvimento do seu negócio.

Precisa de ajuda para a sua empresa? Entre em contato conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook