Para os prestadores de serviços de saneamento, a aprovação de um novo marco legal para o saneamento básico apresenta enormes oportunidades, mas também novos desafios e riscos.
As novas diretrizes regulatórias nacionais são cruciais para os fornecedores: elas definirão regras para o valor das tarifas e o valor da compensação se os contratos forem rescindidos antecipadamente.
Em ambos os casos, é fundamental que essas empresas exerçam um controle rígido sobre sua base de ativos fixos ao prestar seus serviços. A falta de um bom controle sobre as informações físicas e contábeis desses ativos pode resultar em:
- Reprovação e perda do valor aduaneiro pelos reguladores na revisão tarifária;
- Falta de visibilidade do tamanho e valor da base de ativos;
- Em caso de rescisão da concessão, é difícil obter uma compensação total pelo investimento não amortizado.
Algumas lacunas que dificultam a conciliação da base de ativos:
- Informações exigidas por regulamento que não existem no registro;
- Dados regulamentares obrigatórios não geridos por sistemas contabilísticos;
- Processar informações para autoridades de supervisão manualmente e por meios manuais (por exemplo, Excel);
Tudo isso resulta na incapacidade de demonstrar aos reguladores a escala e o valor do investimento do provedor no ativo.
Solução
Programa de Melhoria da Gestão da Base de Ativos, que inclui:
- Construir processos de controle de ativos;
- Recadastrar ativos existentes;
- Garantir que os sistemas de registro técnico e controle de ativos contábeis estejam em conformidade com os requisitos regulatórios;
- Preparar a empresa para futuras revisões tarifárias;
Escolha uma empresa que responda de forma eficaz ao mercado regulado
- Nossos profissionais possuem experiência em avaliação e gestão de ativos para os setores de saneamento, geração, transmissão e distribuição;
- Experiência para ajudar a garantir o melhor reconhecimento possível para revisões tarifárias e investimentos em rescisão de contrato.